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Chocolate &Pimenta

Um blog cativante, animado e com tudo o que uma jovem mulher gosta. Beleza. Moda. Cosméticos. Viajens. Vida Suadável. Receitas. Livros. Decoração. Inspiração. E passatempos com produtos de grandes marcas.

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Sensibilidade ao gluten? Sintomas, alimentos e diagnóstico.

Atualmente, são conhecidas muitas alergias e sensibilidades, uma das mais conhecidas é a sensibilidade ao glúten não celíaca. É esta a designação dada, quando alguém apresenta sintomas relacionados ao glúten, mas os teste da doença celíaca dão negativos. É uma boa notícia pois esta doença é autoimune.

 

Sintomas:

Problemas gastrointestinais

Aqui inclui-se gases, distensão abdominal, enjoos, cólicas abdominais, prisão de ventre, diarreia, síndrome do intestino irritável, entre outros.

 

Dores de cabeça

Dores de cabeça e/ou enxaquecas podem ser um dos sintomas.

 

Fribomialgia (síndrome)

É um diagnóstico que se faz quando não se identifica as causas com clareza. Consiste em dores musculares e dos tecidos conjuntivos.

 

Problemas neurológicos

Aqui inclui-se uma grande variada que inclui as tonturas e falta de equilíbrio.

 

Fadiga

Sim, o cansaço pode ser um sintoma caso ele seja crónico ou se sinta cansado no fim de cada refeição.

 

 

Alimentos com glúten

 

  • Trigo
  • Cevada
  • Aveia, a aveia em si não contém glúten, mas como se usa nela as mesmas máquinas que se usa em cereais com glúten pode ocorrer a contaminação.
  • Centeio
  • Seitan
  • Triticale

E todos os derivados dos alimentos acima listados.

 

 

Alimentos sem glúten

Nesta lista não incluo todos os alimentos sem glúten, apenas os cereais mais usuais. Por exemplo, as frutas e legumes são livres de glúten.

  • Amaranto
  • Milho
  • Batata
  • Arroz
  • Trigo sarraceno
  • Mandioca
  • Milhete
  • Quinoa
  • Sargo
  • Soja

 

 

Serei sensível ao glúten?

Se identifica algum dos sintomas ou simplesmente quer tiras as dúvidas, pode fazê-lo seguindo os seguintes passos:

 

1) Lista os sintomas

Começa por fazeres uma lista com todos, mas mesmo todos, os sintomas que sentes atualmente. E não tentes justificar os sintomas, apenas escreve-os numa lista.

 

2) 60 dias sem glúten

O segundo passo é durante 60 não ingerir qualquer alimento com glúten. A principio pode ser um desafio, mas ao fim de umas duas semanas torna-se muito mais fácil.

 

Se no inicio sentir que não consegue, resista porque pode estar viciado ao glúten. Por vezes, ficamos viciados com coisas que nos prejudicam.

 

Cuidado com os produtos embalados. Por vezes, os produtos embalados, dos quais nem desconfiamos, contêm glúten e isso vai estragar todo o trabalho que tem feito. Prefira cozinhar as suas próprias refeições. É a oportunidade perfeita para usar aquelas refeitas sem glúten fantásticas que inundam a internet. Eu prefiro quando usam ingrediente que são naturalmente isentos de glúten, como por exemplo os vegetais.

 

3. Concluído os 60 dias

Está na hora de verificar a lista que fez à dois meses atrás. Se a maioria dos sintomas desapareceram então é muito provável que tenha sensibilidade ao glúten.

Agora a escolha é sua. Prefere retomar a sua antiga alimentação ou seguir com uma alimentação com um teor de glúten muito baixo ou mesmo nulo?

Tenha em consideração a sua saúde e bem estar.

 

 

Conseguirias resistir ao glúten?

Deixa nos comentários.

Até ao próximo post,

Cláudia.

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