Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Chocolate &Pimenta

Um blog cativante, animado e com tudo o que uma jovem mulher gosta. Beleza. Moda. Cosméticos. Viajens. Vida Suadável. Receitas. Livros. Decoração. Inspiração. E passatempos com produtos de grandes marcas.

Chocolate &Pimenta

Um blog cativante, animado e com tudo o que uma jovem mulher gosta. Beleza. Moda. Cosméticos. Viajens. Vida Suadável. Receitas. Livros. Decoração. Inspiração. E passatempos com produtos de grandes marcas.

Onde encontrar o American Dream?

 

     The American Dream... Noutros tempos, talvez isso se pudesse encontrar nos EUA, no entanto hoje em dia, esse sonho é mais simples de atingir noutras zonas do global do que lá. E Portugal, apesar de não ser um país perfeito e ainda termos muito que fazer em várias áreas, é um dos quais está à frente dos EUA. Tenho que admitir, que ao contrário da maioria das pessoas que conheço, eu nunca senti vontade ou desejo de viver nos EUA, mesmo nas cidades mais conhecidas como Nova Iorque, nunca me senti atraída pela ideia de lá viver. Acho que isso se deve ao facto de eu ter uma visão desse país muito mais cruel do que os que me rodeiam. Atenção, essa visão é merecida, mas incompleta...

 

     Quando comecei a seguir com alguma regularidade programas como Last Week Tonight com o John Oliver, entendi que a minha visão daquele país não era assim tão errada e quando vi o documentário Where To Invade Next (2015), percebi que a minha visão afinal até era mais simpática do que eu tinha noção. Ambos os exemplos, tem como objetivo alertar o povo americano para que se possa proceder a mudanças positivas no país.

 

     Sinceramente, acho que devia haver mais programas do género, um pouco por todo o mundo. Pessoalmente, eu gostaria de poder conhecer os problemas do meu país com mais profundidade, acho que iniciativa a mudança. Se alguém conhecer algum, por favor, deixe nos comentários.

 

     Spoiler Alert! No documentário o nosso guia Michael Moore, visita vários países, quase todos europeu. Em cada um, destaca algumas ideias e princípios não existentes nos EUA e compara com a situação americana. Na Itália, realça as férias. Segue para a França, onde fala das refeições escolares e da educação sexual nas escolas. Na Finlândia, destaca a educação. Na Eslovénia, o ensino superior gratuito para todos. Na Alemanha, as 36 horas de trabalho semanais e a educação da história do seu país sem eufemismo. A descriminalização do uso de droga trá-lo a Portugal. E o sistema prisional leva-o para à Noruega. Segue para a Tunísia onde fala da queda da ditadura e dos direitos das mulheres. Este último, leva-o a seguir para a Islândia, onde fala da igualdade de género e também da crise bancária que viveram e como julgaram os seus culpados.

 

     Acredito que há várias ideias que podemos usar para implementar no nosso país, gostava especialmente de ver algumas a realizar-se. A primeira seria, que como na França, as nossas contribuições passassem a vir discriminadas. Assim, todos os cidadãos poderiam saber como se está a usar os seus impostos e protestar caso não fosse do interesse do país. A segunda, era na educação, gostava que se implementasse as ideias do sistema filandes e o princípio das refeições francesas. O nosso país tem uma elevada taxa de obesidade infantil e ensinar as crianças a ter uma alimentação saudável desde pequenas é algo que as escolas deveriam incentivar. Outra ideia, que eu adoraria ver no nosso país, é se julgar os culpados da nossa crise, independentemente do seu cargo, estatuto ou poder. A justiça é uma componete fundamental de uma sociedade. E por fim, algo que me deixaria bastante satisfeita era que a nossa sociedade se apercebesse que a igualdade de género é algo de extrema importância.

 

 

     Se quiseres ver o documentário Where To Invade Next poderás fazê-lo no iTunes ou na Amazon, caso pretendas ver alguns programas do Last Week Tonight podes vê-los no canal de youtube do programa. Se conheceram algum português que faça este género de programa ou escreva sobre o assunto com regularidade, deixa nos comentários. Se a igualdade de género é de teu interesse poderás também ter interesse em ler sobre o feminismo, é um artigo simples e curto mas que fala de alguns dos pontos chave.

Segue-nos