Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Chocolate &Pimenta

Um blog cativante, animado e com tudo o que uma jovem mulher gosta. Beleza. Moda. Cosméticos. Viajens. Vida Suadável. Receitas. Livros. Decoração. Inspiração. E passatempos com produtos de grandes marcas.

Chocolate &Pimenta

Um blog cativante, animado e com tudo o que uma jovem mulher gosta. Beleza. Moda. Cosméticos. Viajens. Vida Suadável. Receitas. Livros. Decoração. Inspiração. E passatempos com produtos de grandes marcas.

Kiwi: Benefícios

O kiwi para além do seu saber exótico tem particularidades muito beneficas para a nossa saúde. 

Hoje deixo-vos aqui alguns dos benefícios do kiwi para a saúde e a dica para começaram a consumir mais kiwi.

 

kiwi-seus-beneficios-para-saude-1014x487.jpg

  

Benefícios:

  • Facilita a digestão 

O kiwi cru contém actinidia, uma enzima que dissolve as proteínas e que ajuda a digerir a refeição.

  • Ajuda a regularizar a pressão arterial

O elevado nível de potássio do kiwi ajuda a manter os electrólitos em equilíbrio neutralizando os efeitos do sódio.

  • Reforça a imunidade

Está comprovado que o alto teor de vitamina C do kiwi, juntamente com outros compostos antioxidantes, fortalece o sistema imunológico.

  • Ajuda na perda de peso

O baixo índice glicêmico e alto teor de fibra do kiwi ajudam a evitar uma corrida à insulina como é o caso de outras frutas com alto teor de açúcar, fazendo com que o corpo não armazene gordura.

  • Melhora a saúde digestiva

O Kiwi é uma óptima fonte de fibra, evitando a obstipação e problemas intestinais.

  • Ajuda a eliminar as toxinas

A fibra contida no kiwi ajuda a eliminar as toxinas do trato intestinal.

kiwi-008.jpg

  • Ajuda a combater doenças cardíacas

Comer 2 a 3 kiwis por dia reduz o potencial de coagulação até 18% e os triglicéridos em 15%. Muitas pessoas tomam remédios para diminuir a coagulação do sangue, mas isto traz efeitos secundários, incluindo inflamação e sangramento intestinal. Os Kiwis têm os mesmos benefícios dos anti coagulantes, mas sem efeitos secundários.

  • Apropriado para diabéticos

O Kiwi está na categoria baixa no que respeita ao índíce glicémico, ou seja, não dispara o açúcar no sangue. Tem uma carga glicémica de 4 o que significa que é seguro para os diabéticos.

  • Protege da degeneração macular e de outros problemas nos olhos

A degeneração macular é a principal causa de perda de visão nos idosos. Um estudo realizado a 110.000 homens e mulheres mostrou que comer 3 ou mais peças de fruta por dia diminuiu em 36% a degeneração macular. O kiwi contém ainda níveis elevados de luteína e zeaxantina – químicos naturais encontrados nos olhos dos seres humanos. 

  • Cria equilíbrio alcalino

O Kiwi está na categoria das frutas mais alcalinas, ou seja, é fonte rica de minerais para substituir o excesso de alimentos ácidos que a maioria das pessoas consome. Alguns dos benefícios do equilíbrio perfeito de acido/alcalino no corpo são pele jovem, sono mais profundo, energia física, menos constipações, menos artrites e osteoporose reduzida.

  • Excelente para a pele

Os kiwis são uma boa fonte de vitamina E, um antioxidante conhecido por retardar a degeneração da pele.

  • Sabor exótico e óptimo aspecto

Os kiwis primam pelo gosto e aspecto. As crianças normalmente adoram-nos só por serem tão diferentes da maioria dos frutos.

Para o equilíbrio nutricional é sempre bom comer uma variedade de alimentos. Cada alimento tem as suas próprias qualidades e poderes únicos. O problema da alimentação da maioria das pessoas é que comem um número limitado de alimentos e isso aumenta as probabilidades de não se obter o suficiente de alguns nutrientes muito importantes.

Podes consultar um post nosso, sobre as cores e benefícios dos alimentos.

  • Naturalmente Orgânico

O kiwi está na lista dos frutos que mais resistem a muitos dos resíduos de pesticidas. Em 2012, veio no top dos 10 alimentos mais orgânicos. Embora seja sempre bom apoiar a produção biológica por uma questão de princípio, nem sempre é possível e é bom saber que não existe um grande perigo em relação aos kiwis.

 kiwi.jpg

Precauções:

  • Os kiwis contêm uma grande quantidade de oxalato, uma substância natural presente em muitas plantas e animais. Quando o oxalato se torna demasiado concentrado, pode cristalizar e causar problemas de saúde. Pessoas com problemas de rins ou vesícula devem evitar comer kiwi. Há muita controvérsia sobre a quantidade necessária de oxalato para ser significativo, especialmente o das plantas
  • Os kiwis também contêm substâncias de enzimas associadas ao síndrome da alergia ao látex da fruta. Se tem uma alergia ao látex, pode ser alérgico também ao Kiwi. Desde o amadurecimento, o fruto com gás etileno aumenta essas substâncias; o kiwi orgânico tratado sem gás terá menos compostos que causam alergia. Cozinhá-los também desativa as enzimas.

 

 

 

Gostam de Kiwi? Qual a vossa fruta favorita?

Gostavam de saber os benefícios de algum fruto em especial? Deixem nos comentários.

 

Até ao próximo post,

Helena.

Segue-nos