Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Chocolate &Pimenta

Um blog cativante, animado e com tudo o que uma jovem mulher gosta. Beleza. Moda. Cosméticos. Viajens. Vida Suadável. Receitas. Livros. Decoração. Inspiração. E passatempos com produtos de grandes marcas.

Chocolate &Pimenta

Um blog cativante, animado e com tudo o que uma jovem mulher gosta. Beleza. Moda. Cosméticos. Viajens. Vida Suadável. Receitas. Livros. Decoração. Inspiração. E passatempos com produtos de grandes marcas.

Jogos para a miudos e graudos

Quando surgem os dias gelados e chuvosos de inverno que nos impedem de estar em contacto com a natureza acabamos por nos render à comodidade do sofá e à despreocupação de algumas tecnologias. Nestas alturas as crianças acabam por ser as que mais têm a perder com isso, uma vez que ao se concentrarem em jogos virtuais, em lugar das tipícas brincadeiras energicas, habituam-se desde muito cedo ao sedentarismo que traz muitas implicações. A solução pode ser entusiasmá-los a fazer outro tipo de jogos ou actividades mais enriquecedoras que poderam incluir os pais na brincadeira. Este artigo dedica-se a algumas sugestões de brincadeiras para miudos e graudos.

 

Esconde, esconde

Um fica, de olhos tapados, a contar enquantos os outros se escondem. Quando acabar a contagem vai procurar os outros que têm de se tentar salvar. O primeiro a ser apanhado é o que vai contar na ronda seguinte.

 

 

Jogo do balão

Enche-se um ou mais balões. Sem agarrar os balões tenta-se mantê-los no ar o máximo de tempo possível. Por outras palavras dá-se pancadinha nos balões para que não toquem no chão.

 

 

Desenha e advinha

 

Um desenha um objeto que tenta que os outros adivinhem, não podendo falar ou fazer ruídos. O que acertar é o que desenha na jogada seguinte.

 

 

Mimica

 

Pode ser jogada pela maneira tradicional ou com equipas.

Para jogar em equipas:

1. Formam-se duas equipas.

2. A equipa A chama um elemento da B e diz-lhe um nome ou expressão para mimicar.

3. A equipa B vai tentar adivinhar em um tempo limitado de 1 ou 2 minutos.

4. Se a equipa B adivinhar ganha um ponto se não adivinhar ganha a A. A equipa com mais pontos ganha.

 

 

Macaquinho do chinês

 Consiste em que um está numa parede e os outros estão encostados à parede oposta. O que está sozinho, vira-se de frente à parede e diz uma cantiga curta, enquanto os outros vão na direção dele. Logo que a cantiga acaba ele vira-se e se vir algum a mexer-se pode eliminá-lo da ronda. O que está sozinho pode tentar que os outros se riam, pois se eles se rirem estam-se a mexer e por isso não jogam mais aquela ronda. O primeiro a tocar na parede ganha e passa a ser ele o que diz a cantiga, começando uma nova ronda.

 

 

O rei manda

O rei dá uma ordem e todos os outros cumprem (exemplo: O rei manda saltar.), mas só o podem fazer se o rei disser "O rei manda", pois se ele não o disser e alguém reagir essa pessoa perde a ronda. O último a cumprir a ordem é também eliminado da ronda. Ganha o que aguentar mais tempo, tomando o lugar do Rei.

 

 

Cabra cega

Venda-se os olhos a um e ronda-se até ficar desnorteado. O vendado tenta apanhar e reconhecer um dos que joga com ele para que o apanhado tome o seu lugar. Os que não estão vendados podem fazer ruídos, falar e até tocar no vendado para apimentar o jogo.

 

 

Jogo do berlinde

Podem jogar o jogo do berlinde no chão, só tenham cuidado para que ninguém os calque.

 

 

Jogo do galo

 Ideal para dois jogadores.

 

 

Jogo da cadeira

Perfeito para miudos e graudos. Dispõem-se em roda cadeira sufecientes para que todos à exceção de um se sentem. Por exemplo, se forem 10 apenas pode haver 9 cadeiras. Depois é só arranjar alguém que bata palmas ritmadamente. Sempre que pararem as palmas todos os jogadores têm de se sentar. O que ficar de pé perde a ronda. Retira-se mais uma cadeira e repete-se o jogo. A ronda acaba quando só restar um. 

 

 

Jogos de tabuleiro, ... 

Também podem fazer puzzles, jogar às cartas ou outros jogos de tabuleiro que tenham em casa.

 

 

O importante é divertirem-se. Tens mais sugestões?

Deixa nos comentários.

Até ao próximo artigo,

Cláudia.

Segue-nos