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Chocolate &Pimenta

Um blog cativante, animado e com tudo o que uma jovem mulher gosta. Beleza. Moda. Cosméticos. Viajens. Vida Suadável. Receitas. Livros. Decoração. Inspiração. E passatempos com produtos de grandes marcas.

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Higiene do Sono

Olá meninas.

Todas nós sabemos que o sono é fundamental para o nosso descanço e bem estar, embora por vezes não tenhamos assim tanta atenção aos nossos hábitos.

 

higiene do sono é constituída por um conjunto de regras, que pretendem eliminar os maus hábitos de sono e estimular o aumento da qualidade deste.

 

As regras de higiene do sono são para te ajudar a obteres o máximo benefício das tuas horas de sono. Infelizmente elas não funcionam para todos, principalmente para quem está nos extremos de idade ou sofre de distúrbio do sono ou problema de saúde.

 

As horas de sono, ou seja, a quantidade de sono que um indivíduo adulto necessita, diariamente, é variável. A maioria necessita de dormir entre sete a nove horas por dia, contudo, estas necessidades variam ao longo do ano, pois no inverno é necessário dormir mais do que o normal.

 

Alguns hábitos que tens de começar a ter atenção são:

 

  • Deita-te apenas quando tiveres sono, pois forçar o adormecer só te vai aumentar a ansiedade, o que faz com que a hora de adormecer se atrase.
  • O local onde dormes deve ser sereno, o mais confortável possível. A intensidade da luz, o ruído e a temperatura são uns dos aspetos que deves ter em atenção.
  • Os colchões e almofadas devem ser confortáveis, que suportem adequadamnete o corpo (costas, pescoço e ancas).
  • Deves evitar refeições muito volumosas antes de deitar, ingere alimentos que difiultem a digestão e não te deites logo a seguir às refeições.
  • Faz um caminhada depois de jantar, pois ajuda a acelerar a digestão e ao mesmo tempo o relaxamento do corpo e da mente.
  • Reduz o consumo de estimulantes, como cafeína; refrigerantes ou bebidas energéticas.
  • Não fumes nem consumas álcool à noite, pois o tabaco também é estimulante.
  • Adquire rotinas de sono, como acordar todos os dias à mesma hora, independentemente de se ter deitado tarde ou das horas que dormiu, e sobretudo não tente compensar as horas que não dormiu estando mais tempo na cama, pois a restrição das horas de sono pode ajudar-te a dormir melhor na noite seguinte.
  • Não faças sestas durante o dia, se as fizeres têm de ser curtas, nunca passando os 20 a 30 minutos e nunca depois das 15 horas.
  • Faz atividade física regularmente, pelo menos 20 minutos por dia, para te ajudar a aliviar a tensão acumulada ao longo do dia.
  • Adquire rituais relaxantes antes de dormir, como ouvir música calma; ler um livro ou tomar um banho morno relaxante.
  • Desliga a televisão, deves evitar fazer tarefas no quarto que devem ser feitas noutro lugar, como trabalhar; comer ou ver televisão.
  • Não uses nenhum medicamento sem a orientação do teu médico.

Espero que tenham gostado, e que a partir de agora tenham em conta estes hábitos da higiene do sono.

 

Até ao próximo post,

Helena. 





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