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Chocolate &Pimenta

Um blog cativante, animado e com tudo o que uma jovem mulher gosta. Beleza. Moda. Cosméticos. Viajens. Vida Suadável. Receitas. Livros. Decoração. Inspiração. E passatempos com produtos de grandes marcas.

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Fontes de aminoácidos essencias - Fontes de proteína vegetal e animal

Cada vez mais pessoas optam por uma alimentação vegetariana ou vegan e uma das principais preocupações é quais os alimentos que podem nos fornecer a proteína que precisamos e normalmente ingerimos através de produtos de origem animal. Neste post vamos abordar exatamente isso, no entanto é algo importante para todos os que querem ter uma alimentação saudável, não só para os vegetariano.

 

 

Aminoácidos essenciais

Em primeiro lugar todas as proteínas são formadas por aminoácidos. Segundo existem mais de 20 aminoácidos diferentes mas a maioria pode ser sintetizada pelo organismo humano.

 

São apenas 8 os aminoácidos que o nosso corpo não consegue criar e por isso precisa de os ingerir, são eles a fenilalanina, isoleucina, leucina, lisina, metionina, treonina, triptofano e valina. Mas existem outros como a arginina que já essenciais para adultos jovens mas são dispensáveis para a maioria dos adultos, e também como a histidina que é indispensável para as crianças mas não para adultos.

 

Vamos abordar aqui as fontes de cada um destes aminoácidos por ordem decrescente de quantidade desse aminoácido por 100g. E para terem noção que por vezes as fontes vegetais têm maior quantidade que as animais decidimos deixar as fontes animais na lista.

 

Vale a pena lembrar que as fontes animais (principalmente as carnes vermelhas) contêm uma elevada dose de gordura associada.

 

ARGININA:

Noz, soja, feijão-frade, feijão, grão-de-bico, bacalhau, vitela, vaca, porco, carneiro, carapau, sardinha, pescada, ovo, arroz, centeio, milho, couve verde, batata.

 

FENILALANINA:

Soja, feijão-frade, bacalhau seco, feijão, vitela, vaca, porco, grão-de-bico, carneiro, ovo, carapau, pescada, milho, trigo, arroz, centeio, couve verde, batata.

 

HISTIDINA:

Fruta e raízes de vegetais (abacate é uma boa fonte).

 

ISOLEUCINA:

Feijão-frade, soja, grão-de-bico, feijão, bacalhau seco, pescada, vaca, porco, vitela, sardinha, carneiro, ovo, milho, trigo, centeio, arroz, couve verde, batata.

 

LEUCINA:

Bacalhau seco, soja, carneiro, porco, vaca, vitela, carapau, pescada, sardinha, feijão-frade, feijão, milho, grão-de-bico, ovo, centeio, trigo, arroz, couve verde, batata.

 

LISINA:

Bacalhau seco, soja, sardinha, vitela, porco, vaca, carapau, carneiro, pescada, feijão-frade, feijão, grão-de-bico, ovo, centeio, trigo, milho, arroz, couve verde, batata.

 

METIONINA:

Carne de vaca, bacalhau seco, sardinha, soja, carapau, feijão-frade, feijão, carneiro, porco, grão-de-bico, vitela, pescada, ovo, milho, centeio, trigo, arroz, couve verde, batata.

 

TREONINA:

Soja, bacalhau seco, feijão, feijão-frade, grão-de-bico, sardinha, carneiro, porco, vaca, vitela, carapau, pescada, ovo, centeio, arroz, batata, couve verde.

 

TRIPTOFANO:

Soja, bacalhau seco, sardinha, feijão, vaca, porco, grão-de-bico, ovo, feijão frade, vitela, carneiro, pescada, carapau, trigo, centeio, arroz, milho, couve verde, batata.

 

VALINA:

Soja, bacalhau seco, feijão-frade, feijão branco, feijão encarnado, vaca, grão-de-bico, sardinha, carne de porco, carneiro, carapau, vitela, pescada, ovo, milho, centeio, trigo, arroz, couve verde, batata.

 

 

Há muitas mais fontes de proteína e aminoácidos mas muitas vezes, ingerir muita proteína não quer dizer que se esteja a ingerir as proteínas/aminoácidos que de facto precisamos. É importante variar a nossa alimentação para termos as doses certas do que realmente precisamos.

 

Se fores homem não exageres na ingestão de soja pois contém uma substância semelhante ao estrogênio (hormona predominante nas mulheres) que pode diminuir a tua quantidade de testosterona (hormona responsável pelas características masculinas).

 

Custumam escolher a proteína animal ou vegetal? Já alguma vez tentaram ser vegetariano? Deixem a vossa opinião sobre o assunto nos comentários.

Cláudia.

 

As informações deste post são baseadas no livro Segredos da Nutrição de Maria José Aragão.

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