Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Chocolate &Pimenta

Um blog cativante, animado e com tudo o que uma jovem mulher gosta. Beleza. Moda. Cosméticos. Viajens. Vida Suadável. Receitas. Livros. Decoração. Inspiração. E passatempos com produtos de grandes marcas.

Chocolate &Pimenta

Um blog cativante, animado e com tudo o que uma jovem mulher gosta. Beleza. Moda. Cosméticos. Viajens. Vida Suadável. Receitas. Livros. Decoração. Inspiração. E passatempos com produtos de grandes marcas.

Como sobreviver à época de exames

Bom dia! 

Os exames estão aí à porta, e nem sempre sabemos por onde começar para que no final tudo corra como estamos à espera.

Hoje, trago-vos umas dicas que acho que podem ser úteis.

Confesso, que normalmente não sou assim, infelizmente sou daquele tipo de pessoas que deixa tudo para a última, mas para os exames que vou realizar este ano, que são os mais importantes para poder entrar na universidade, quero preparar-me com antecedência para obter os resultados que pretendo, e não chegar ao dia anterior com aquele stress de que devia ter me preparado melhor.

Para tal, andei a pesquisar algumas dicas, e quero partilha-lás connvosco, com esperança que possam ser úteis para vocês também.

exames-nacionais-2013_bg.jpg

  • Criar um horário. Antes do exames temos aquelas semanas em casa para estudar sem aulas, e é bastante fácil deixarmos o tempo passar sem fazer nada por não termos um horário. Por isso, o melhor é criem um horário onde distribuam ao longo do dia as várias disciplinas que precisam de estudar. Não se esqueçam de deixar algumas pausas pelo meio e, acima de tudo, cumprir o horário!
      
  • Fazer pausas de 15 minutos. É necessário fazer pausas para que a nossa mente possa descansar durante algum tempo. Aproveita para telefonar a um amigo, ver as redes socias, etc.
     
  • Aproveitar o bom tempo. Nunca estudei fora de casa, mas confesso que deveria ser interessante. Com o bom tempo, parece que a vontade de estudar é ainda menos. Podes juntar-te com um amigo e irem estudar para um sítio agradável.
     
  • O dia antes é para rever.  É importante ter a matéria toda estudada dois dias antes do exame, para que no dia antes seja apenas rever a matéria, tirar algumas dúvidas e fazer alguns exercícios, diminuindo o nível de stress e permitindo consolidar conhecimentos.
     
  • Estudar num local confortável e arrumado. É fundamental que a nossa zona de estudo esteja devidamente arrumada, para podermos estudar melhor sem a preocupação em arrumar tudo. Sendo que vamos passar muitas horas a fazer o mesmo, é importante que o local seja confortável, de maneira a que não tenhamos sono e que o nosso dia seja produtivo.
     
  • Não estudar de pijama. É uma dica fundamental. Quando estamos de pijama podemos sentir ainda o quentinho da nossa cama e temos ainda mais vontade para voltar para lá. Por isso, o melhor é tomar um duche para acordar e vestir algo confortável. 
     
  • Beber cafeína. Última dica, mas não a menos importante. Para mim, o café faz-me despertar e estar com mais atenção quando estudo. Por isso, antes de começarem o vosso estude podem preparar uma boa chavena de café para terem connvosco durante o dia.

 

 

Espero que tenham gostado destas dicas e que sejam úteis para todos vós.

Até ao próximo post,

Helena.

 

 

 

Segue-nos