Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Chocolate &Pimenta

Um blog cativante, animado e com tudo o que uma jovem mulher gosta. Beleza. Moda. Cosméticos. Viajens. Vida Suadável. Receitas. Livros. Decoração. Inspiração. E passatempos com produtos de grandes marcas.

Chocolate &Pimenta

Um blog cativante, animado e com tudo o que uma jovem mulher gosta. Beleza. Moda. Cosméticos. Viajens. Vida Suadável. Receitas. Livros. Decoração. Inspiração. E passatempos com produtos de grandes marcas.

Como manter o fígado saudável

O fígado, tal como os outros órgãos, é muito importante e devemos ter atenção em mantê-lo saudável. O fígado é responsável por várias funções no nosso organismo nomeadamente:

  • armazenamento de vitaminas liposoluveís (A, B12, D, E, ...) e alguns minerais (ferro, cobre, ...);
  • destruição de hemácias (glóbulos vermelhos) velhas ou defeituosas;
  • limpa o organismo de certas toxinas;
  • produção de alguns compostos do sangue;
  • conversão de amónia em ureia.

De forma simples apresento-vos aqui hábitos e alimentos que ajudam a manter o fígado limpo e funcional.

 

 

1. Reduza as toxinas

Para isso evite tabaco, álcool, café e mesmo alimentos não orgânico.

 

O tabaco, o álcool e o café contém substâncias nocivas que aumentam a carga sobre as funções hepáticas, neste aspeto os alimentos não orgânico têm um efeito semelhante, pois por vezes contém substâncias químicas como pesticidas, hormonas ou antibióticos.

 

Espero ser clara quando digo evitar. «Evitar» não significa que é proibido consumir apenas que sempre que possível escolher outras opções mais saudáveis devem fazê-lo.

 

 

2. Beber água suficiente

É um tema recorrente em quase todos os temas mas a verdade é que a água é um ponto essencial na maioria das reação do nosso organismo.

 

 

3. Dormir bem

Dormir bem e durante pelo menos 8h vai ajudar pois o fígado começa a limpeza do organismo durante a noite. Outro detalhe interessante é que quanto mais regular for o seu horário de sono mais fácil será para o fígado se tornar rotineiro e vai-se sentir melhor ao acordar.

 

 

4. Coma mais verdinhos

 

A alimentação é um factor importante. O consumo de legumes verdes, especialmente os folhosos, como os espinafres, ajuda a equilibrar a acidez do organismo, assim como a melhorar a textura e brilho da pele.

Mas o legumes verdes não são os únicos, o alho, a laranja, a beterraba, a cenoura, o abacate, a maçã, o azeite, grãos e cereais integrais, vegetais crucíferos, limão, nozes, couve-roxa, uva, beringela e curcume são bons exemplos de alimentos que vão ajudar o seu fígado.

 

 

5. Beba chá

Aproveite os benefícios de chás como o verde e o de raiz de dente de leão.

Tenha em atenção que o chá dificulta a absorção do ferro por isso beba-o com pelo menos uma hora de distâncias das refeições.

 

 

Têm alguns destes hábitos? Têm mais conselhos?

Deixa a tua opinião e experiencia nos comentários.

Até ao próximo post,

   Cláudia.

Segue-nos