Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Chocolate &Pimenta

Um blog cativante, animado e com tudo o que uma jovem mulher gosta. Beleza. Moda. Cosméticos. Viajens. Vida Suadável. Receitas. Livros. Decoração. Inspiração. E passatempos com produtos de grandes marcas.

Chocolate &Pimenta

Um blog cativante, animado e com tudo o que uma jovem mulher gosta. Beleza. Moda. Cosméticos. Viajens. Vida Suadável. Receitas. Livros. Decoração. Inspiração. E passatempos com produtos de grandes marcas.

As melhores dicas para ter boas notas sem stress

 

Este é o mês em que a maioria dos jovens voltam aos estudos, por norma cheios de vontade de ser melhores do que no ano anterior, mas quando não se sabe muito bem por onde começar podemos ficar facilmente desmotivados. Por isso, ficam aqui as principais dicas para conseguires cumprir os teus objetivos académicos.

 

A atitude certa. Especialmente, perante as aulas é necessário teres a atitude certa. Aparece nas aulas e está o mais atento possível. Pode não parecer mas é muito mais fácil interiorizar conceito e raciocínios complexos quando os ouvimos repetidas vezes.

Também é necessário adotar uma atitude positiva em relação a outros obstáculos com que te possas deparar: um colega desagradável, um professor complicado, um trabalho inesperado…. Deves tentar sempre ser respeitado sem ser rude.

 

Concentração. Qualquer aluno precisa de se conseguir concentrar. Quanto melhor te conseguires concentrar mais fácil será aprender, concluir trabalhos e responder corretamente a perguntas em exames, por isso começa já a praticar. Uma das maneiras mais simples de se melhorar a concentração é ler, de preferência texto extenso como livros, mas ler este artigo na íntegra já é um começo.

 

Nada de procrastinar. Já os nossos avós diziam: Não deixes para amanhã o que podes fazer hoje. Isso também se aplica a muitas áreas do ensino. Por exemplo, aproveita durante as aulas para sublinhar e tirar apontamentos. Não só fará a tua aula parecer menos aborrecida, como mais tarde vai poupar-te tempo e stress ao preparaste para as tuas avaliações.

Isto também se aplica ao estudo e aos trabalhos individuais e de grupo. Quanto aos estudos, é muito mais fácil se mantiveres uma rotina de estudos semanal, pois assim não terás tanta coisa para estudar para cada avaliação. No secundário, eu costumava reservar, todos os dias, o equivalente a metade de cada aula desse dia, para estudar para cada uma dessas disciplinas.

Em relação aos trabalhos de grupo, começa logo no primeiro dia, pois duas semanas podem parecer muito tempo, mas não o são.

 

Saber estudar. Este tema é muito polémico, pois o que funciona comigo pode não funcionar com qualquer um. Depende de muitos fatores e hábitos. E o que realmente importa é usar o método certo.

Para mim, o método certo incluía sublinhar no livro os tópicos mais importantes, por vezes apenas uma ou duas ideias por página; fazer esquemas ou tópicos de conteúdos mais complexos; fazer [muitos] exercícios. Basicamente, comigo funciona muito bem o entender, eu tenho de entender senão não vai encaixar. É importante que sempre que tenham dúvidas as tirem ou com o professor ou com um colega, eu por norma tirava-las comigo própria ou com colegas. Na maioria das situações vão querer que saibas aplicar os conceitos aprendidos, por isso não descartes os exercícios.

 

Tudo na vida exigir alguma dedicação.

«O único lugar onde o sucesso vem antes do trabalho é no dicionário.»

-Einstein

Isto implica seres responsável o suficiente para saberes que se amanhã vais apresentar um trabalho e ainda não o preparaste completamente, a coisa mais sensata a fazer, não é esqueceres as tuas responsabilidades e ires para a noitada, é acabares o que tens que fazer, teres uma boa noite de sono e aproveitares o próximo fim-de-semana para saíres.

É perfeitamente possível teres boas notas e te divertires com amigos, tens é de ter sempre as tuas prioridades bem assentes.

 

Rotinas e escapes. Tornares o estudo uma rotina semanal ajuda imenso. Os nossos hábitos, por norma, demoram 21 dias a se formarem, se bem que há hábitos que precisem de menos tempo. Assim, se te conseguires manter firme no primeiro mês, o segundo vai ser mais fácil e os seguintes ficaram ainda mais fáceis.

Atenção, deves sempre ter atividades extra. Há primeira vista, pode parecer que dedicar 1 a 6 horas semanais a algo sem ser estudar vai piorar as tuas notas mas não é verdade, uma atividade que te deixe relaxar vai ajudar a te manteres motivada. Algumas das minhas sugestões são desporto - «Corpo são, mente sã.» -, ler (aumenta a tua imaginação, atenção e cultura geral) e arte em geral (aumenta a tua criatividade e relaxa).

 

Cuida de ti! Para que consigas ter o máximo de rendimento, precisas de cuidar da tua saúde. Isso incluí dormir pelo menos 8 horas. Eu, pessoalmente, tenho que dormir 9 para conseguir estar no meu melhor, mas cada um é que sabe de si. Lembra-te que «deitar cedo e cedo erguer» é muito mais saudável para o nosso corpo do que deitar tarde, mesmo que se durma a mesma quantidade de horas.

A alimentação muitas vezes é negligenciada mas é tão importante quanto dormir. Se não nos alimentarmos corretamente o nosso corpo vai sentir a diferença, não vai funcionar como devia e diminui o nosso rendimento. A alimentação deve incluir muitas frutas e vegetais (preferencialmente crus) e água para que o organismo tenha todas as vitaminas essenciais.

Quando te sentires mais stressado bebe um chá quente/morno e vais ver que ficas muito melhor. O meu chá preferido para estas ocasiões é o chá de camomila que como não tem cafeína ajuda muito a acalmar.

Se poderes, deves de vez em quando dar-te um tratamento especial. Uma massagem, uma manicura,… seja o que for vai ajudar-te a sentires-te melhor.

 

Amigos. Em momento algum esqueças os teus amigos, a certa altura na vida vais perceber que eles são uma das melhores coisas que existem. São eles que têm a função de te apoiar e de te trazer à razão. É com eles que vai viver muitos dos teus melhores momentos. Valoriza-os.

 

Aproveito para deixar abaixo duas frases inspiradoras, que podem usar imprimir e colar numa capa ou caderno.

frase estudar 1.jpg

 

frase estudar 2.jpg

 

Segue-nos

2 comentários

Comentar