Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Chocolate &Pimenta

Um blog cativante, animado e com tudo o que uma jovem mulher gosta. Beleza. Moda. Cosméticos. Viajens. Vida Suadável. Receitas. Livros. Decoração. Inspiração. E passatempos com produtos de grandes marcas.

Chocolate &Pimenta

Um blog cativante, animado e com tudo o que uma jovem mulher gosta. Beleza. Moda. Cosméticos. Viajens. Vida Suadável. Receitas. Livros. Decoração. Inspiração. E passatempos com produtos de grandes marcas.

Amando o Sol - Vitamina D

A dose diária certa de exposição solar traz benefícios, nomeadamente a Vitamina D mais conhecida por vitamina do sol.

A vitamina D é um nutriente muito importante para a nossa saúde e chega 20 minutos ao sol para a receber, no entanto também existem alimentos com esta vitamina.

 Tipos de Vitamina D:

Os principais tipos de vitamina D são:

  • Vitamina D2:

A vitamina D2 encontra-se nos alimentos, por exemplo no leite, ovos, cereais, pães e peixes como o arenque, atum, cavala, sardinha e salmão.

O Salmão é a principal e mais importante fonte de vitamina D2 e outras vitaminas D. Grelhar ou assar levemente salmão é uma maneira de assegurar que os níveis elevados de vitamina D2 não se percam. 

  • Vitamina D3:

A vitamina D3 é considerada o tipo de vitamina D que traz mais benefícios para o corpo, uma vez que regula o nível de cálcio e fósforo no sangue, sendo essencial para o desenvolvimento e crescimento dos ossos. A vitamina D3 pode ser armazenada no tecido adiposo até que o organismo veja que é necessário utilizá-la. 

Riscos causados pelo excesso de vitamina D:

O excesso de vitamina D só ocorre por meio da suplementação, porque os alimentos não contêm grandes quantidades de substância e a obtenção dela por meio dos raios solares é regulada pela pele, que cessa a produção da vitamina quando atinge os valores necessários. 

No entanto, o excesso por meio dos suplementos sem a orientação médica pode ser muito perigoso. Há riscos de ocorrer uma elevada concentração de cálcio no sangue e, isso, pode provocar a calcificação de vários tecidos, sendo que os mais afetados são os rins, que podem chegar a perder sua função. 

Por isso, cuidado quando ingerem suplementes que contêm vitamina D.

Riscos causados quando há falta de vitamina D:

Segundo estudos, o nível baixo de vitamina D está associado ao raquitismo, à redução da força muscular, ao aumento da oscilação do peso corporal, à incapacidade física dos homens e das mulheres idosas, a doenças cardíacas, osteoporose, câncer, doenças autoimune, artrite, insônia, diabetes entre outras doenças.

 

As pessoas que vivem num ambiente urbano são carentes em vitamina D, porque elas passam grandes períodos de tempo em locais fechados e não se expõem ao sol. 

Porém, é possível fazer uma correção dos níveis baixos de vitamina D por meio de suplementação. É importante lembrar que esta alternativa é válida somente após a orientação médica, com exposição solar sem proteção solar nos braços e pernas durante quinze a vinte minutos todos os dias. 

  

Podem verificar com um exame de sangue se os níveis de vitamina D estão corretos.

   

 

 

 

Podem também ver mais informações sobre a vitamina D aqui.

 

 

Deixem nos comentários a vossa opinião.
Tenham um bom dia,
Helena.

Segue-nos