Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Chocolate &Pimenta

Um blog cativante, animado e com tudo o que uma jovem mulher gosta. Beleza. Moda. Cosméticos. Viajens. Vida Suadável. Receitas. Livros. Decoração. Inspiração. E passatempos com produtos de grandes marcas.

Chocolate &Pimenta

Um blog cativante, animado e com tudo o que uma jovem mulher gosta. Beleza. Moda. Cosméticos. Viajens. Vida Suadável. Receitas. Livros. Decoração. Inspiração. E passatempos com produtos de grandes marcas.

Amando o Sol - Verão Saudável

o-sol-estrela-que-fornece-luz-calor-para-nosso-pla

O verão além de proporcionar uma maior disposição faz com que, normalmente, os bons hábitos se tornem uma rotina nas outras estações do ano. 

Pequenos gestos fazem uma grande diferença. Na praia ou no campo, aproveita as férias para cuidar de si.

 

Conselhos:

 

  • CUIDA DA ALIMENTAÇÃO:

Ao dividir as três refeições habituais em cinco ao longo do dia ajudará a reduzir o stress e aumentará a eficácia metabólica. Toma o pequeno-almoço em casa, pois assim controlarás melhor o que comes. Prefire cozer os alimentos, grelhar ou cozinhar ao vapor, e come mais peixe, uma excelente fonte de proteína. Ao digeri-lo, o teu organismo queimará o dobro das calorias que gasta ao digerir gordura ou hidratos de carbono.

  • NÃO COMAS ANTES DE TE IRES DEITAR:

Ao fazê-lo, estás a contribuir para o aumento de peso, pois o fígado tem dificuldade em executar as suas funções de desintoxicação. Para ajudar o corpo a desintoxicar, rende-te aos antioxidantes. Além de deliciosos, são anticancerígenos e ajudam a devolver firmeza à pele. Procura-os nas bagas, nos frutos secos, nos legumes, na fruta e no chá verde.

 

 

  • MENOS CAFEÍNA:

A cafeína faz com que o corpo excrete cálcio, principal responsável pela densidade óssea, e pode deixar-nos fisicamente viciados nela. Substitui pelo chá. O verde e o branco têm menor concentração de cafeína e são melhores para quem precisa de um estímulo. O chocolate preto também é uma boa opção, graças ao seu efeito energético.

  • ESQUECE O ÁLCOOL:

Mas não bebas apenas água para te manteres hidratada. Recorre à fruta, aos vegetais, ao abacate e à água de coco.

  

 

 

  • NÃO FUMES:

A nicotina obstrui as vias respiratórias e pode causar vários tipos de cancro. O tabaco ativa o sistema de coagulação do sangue e causa danos crónicos nos tecidos, acelerando o processo de envelhecimento da pele.

 

 

 

  • CUIDA DA TUA PELE:

Evita a exposição ao Sol entre as 11 e as 16 horas e aplica um protector solar de fator 30 em todo o corpo. Na cara, opta por um fator 50.

  • FAZ MUDANÇAS GRADUAIS:

Não cortes logo com tudo aquilo que não deves comer. Começa por introduzir mudanças subtis que possam levar eventualmente a hábitos saudáveis permanentes.

  

 

 

  • EVITA A POLUIÇÃO:

Se vives numa grande cidade, tenta manter-te longe do fumo e das áreas onde o trânsito é intenso. Prefere os parques e, se tiveres jardim, planta arbustos. São óptimos para afastar a poluição.

 

 

  • MEXE-TE!

Andar 30 minutos por dia fará milagres. Até podes reparti-los em três passeios de 10 minutos. Opta pelas escadas. E que tal andar de bicicleta? A atividade física reforça o sistema imunitário e estimula o intelecto.

  • DURME BEM:

O sono é vital para uma boa saúde mental, emocional e para o bem-estar geral. A privação do sono pode afectar negativamente a memória, a aprendizagem e o raciocínio lógico.

 

 

  • ARRANJA UM HOBBY:

Os hobbies são atividades relaxantes que se fazem por gosto. As pessoas que têm um hobbie tendem a revelar mais motivação e interesse em vários aspetos da vida.

 

 

  • RI-TE!

No Verão estreiam sempre várias comédias no cinema. Leva companhia e divirta-te. O riso reduz o stress e liberta endorfinas responsáveis pela sensação de bem-estar. Também protege o coração ao aumentar a circulação do sangue, podendo evitar ataques cardíacos e outros problemas vasculares.

  • DESCALÇA-TE:

Andar descalça ajuda a tonificar os músculos dos pés, mantendo-os jovens e fortes. Haverá algo melhor do que um passeio matinal pelo meio da relva fresca ou na praia, à beira-mar? Além de agradável, é refrescante e revigorante para todo o corpo, não apenas para os pés.

 

 

  • FAZ UMA SESTA:

A partir de um estudo desenvolvido na Grécia, descobriu-se que fazer uma sesta de 30 mintos, três vezes por semana, reduz em um terço o risco de morte por doenças cardíacas.

Podes também ver este post com mais dicas sobre como teres um verão saudável.

  

 

Se tens alguma dica ou dúvida, deixa-a nos comentários.

Bom dia,
Helena.

Segue-nos