Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Chocolate &Pimenta

Um blog cativante, animado e com tudo o que uma jovem mulher gosta. Beleza. Moda. Cosméticos. Viajens. Vida Suadável. Receitas. Livros. Decoração. Inspiração. E passatempos com produtos de grandes marcas.

Chocolate &Pimenta

Um blog cativante, animado e com tudo o que uma jovem mulher gosta. Beleza. Moda. Cosméticos. Viajens. Vida Suadável. Receitas. Livros. Decoração. Inspiração. E passatempos com produtos de grandes marcas.

A beleza dos jardins verticais

 

Olá, hoje temos como convidada a Ana Nabais do zaask.pt, ela escreveu-nos um artigo sobre os cada vez mais apreciados jardins verticais. Admito que são uma das tendências da decoração que mais me tem atraído pois conseguem adicionar um bocadinho de natureza mesmo aos locais mais pequenos. Espero que gostem!

 

 

 

A beleza dos jardins verticais

 

  Adoro jardins. Adoro passar ao pé de moradias e ficar a admirar os jardins e os canteiros que foram construídos à frente das casas. Acredito até que todos nós devíamos ter um pequeno jardim em casa, para estar mais em contacto com a natureza, e, através da jardinagem, relaxar um pouco do stress. E o que mais me tem impressionado é que tudo isto é possível, mesmo para quem vive no meio do caos das cidades e tem como vista vários prédios colados uns aos outros. Os chamados jardins verticais existem exactamente para trazer uma maior vida aos espaços pequenos, aborrecidos e difíceis de embelezar.

 

  Já conheciam este conceito de jardins verticais? Não? Então eu passo a explicar: Jardins verticais são todo o tipo de jardins criados verticalmente em painéis, nas paredes ou em muros, e através de canteiros, vasos, plantas, flores, etc. Esta é uma técnica paisagista cada vez mais utilizada em todo o mundo, dentro ou fora de casa (em pátios, terraços ou varandas) e também em edifícios.

 

9b35a86ef2f0f7e4a11e1ae73989c729_Fotor_Fotor_Colla

 

  Dentro de casa, existem muitas formas de criar um jardim vertical, é só preciso haver um espacinho disponível, tempo e muitas ideias criativas. 

 

4e4be9cb50d92fc095817739aba247a0_Fotor_Collage.jpg

 

  Os jardins verticais são muito utilizados fora de casa, por exemplo nos pátios, nos terraços, nas varandas ou dentro dos próprios quintais. Dependendo do gosto e das preferências de cada um, estes jardins podem ser maiores, mais largos ou mais altos, pois normalmente o espaço disponível é mais amplo. 

 

 

  Este tipo de jardins são também perfeitos para os edifícios, pois dá-lhes uma imagem mais bonita e elegante, e menos aborrecida ou monótona. Uma das técnicas mais escolhidas é a criação de pequenos canteiros com flores e plantas, que são depois colocados nas varandas dos diversos andares.

 

  E sabem porque gosto tanto de jardins verticais? É porque, para além de serem bonitos, têm imensas vantagens! As cinco melhores vantagens são:

  1. Ocupam muito pouco espaço, o que é óptimo, pois podem ser criados em vários locais dentro e/ou fora de casa;
  2. Ficam mais facilmente protegidos das pragas que se encontram no solo;
  3. Podem ser móveis, o que facilita a sua protecção em dias de mau tempo e a recepção do sol e da luz nos dias de bom tempo;
  4. Podem ser criados com muita facilidade e em qualquer altura do ano;
  5. Dependendo do tamanho e do sítio onde são criados, muitos dos jardins são muito fáceis de cuidar e não precisam de muita água.

 

Têm algum jardim vertical nas vossas casas? Se não têm, convenci-vos a criar um? Contem-me tudo!

 

 

 

Fonte das imagens: Pinterest

Segue-nos