Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Chocolate &Pimenta

Um blog cativante, animado e com tudo o que uma jovem mulher gosta. Beleza. Moda. Cosméticos. Viajens. Vida Suadável. Receitas. Livros. Decoração. Inspiração. E passatempos com produtos de grandes marcas.

Chocolate &Pimenta

Um blog cativante, animado e com tudo o que uma jovem mulher gosta. Beleza. Moda. Cosméticos. Viajens. Vida Suadável. Receitas. Livros. Decoração. Inspiração. E passatempos com produtos de grandes marcas.

5 coisas sobre dentes que deixaram o meu sorriso mais branco

  Quando nos apresentamos aos outros há um conjunto de coisas que sobressaiam de imediato, entre elas destacam-se a autoconfiança e o sorriso. E é tão bom saber que se tem um sorriso deslumbrante. Aqui deixo-vos as 5 coisas sobre saúde oral que fizeram o meu sorriso ficar mais branco.

 

 

Não escoves os dentes logo após as refeições

  Durante a refeição surgem muitas vezes na boca ácidos, estes ácidos são prejudiciais ao esmalte mas escovar o dentes logo após a refeição pode expor ainda mais o esmalte aos ácidos. O mais indicado é após a refeição enxaguares a boca com água - ou pelo menos beber um copo de água - e só lavares os dentes passados 30 minutos ou mais, para que a saliva possa neutralizar o pH dos alimentos e bebidas ingeridas. É importante que passes água, porque as bactérias que formam a placa bacteriana que danifica o esmalte demoram cerca de 15 minutos para começar a agir. A água aumenta a produção de saliva e varre alguns restos de alimentos antes da escovagem.

 

 

Suavidade é o maior segredo

  Escovar os dentes com suavidade protege o esmalte e não agride as gengivas. Para isso é essencial usar uma escova adequada, isto é, com cerdas macias e arredondadas e cabeça pequena para melhor acesso aos dentes traseiros. A escova deve ser trocada a cada dois meses porque uma vez gasta, escovamos os dentes com muito mais força. O ato da escovagem também deve ser com pouca força, idealmente, prolonga por cinco segundos a escovagem em cada zona, usando movimentos circulares.

 

 

Usar corretamente o fio dental, o elixir e o dentífrico

  A maioria das cárie e doenças bocais aparece nos espaços entre os dentes, a solução é usar o fio dental. O fio dental deve ser usados pelo menos uma vez por dia, de preferência antes da escovagem noturna (aquela antes de ir dormir). Se sangrar não pares, persiste porque assim a inflamação diminui e após três dias deixa de sangrar.

 

  O dentífrico deve ser usado em pequenas proporções, entre o tamanho de um grau de arroz e o duma ervilha, usar dentífrico em demasia pode provocar sensibilidade dentária e também que escovemos os dentes com mais força, danificando o esmalte. Usar um bom dentífrico também faz uma grande diferença, um dos meus preferidos atualmente é o Theramed 2em1 Branco Non-Stop porque é dentífrico e elixir em simultâneo.

 

  O elixir quando usado por demasiado tempo pode criar manchas nos dentes. Pelo que deve ser usado como um anticéptico, isto é, um auxiliar na prevenção de doenças bucais. Nunca como um preventor de mau hálito, porque o cheiro pode ter origem no esófago ou no estômago, locais em que o elixir não terá interferência.

 

 

Duas a três vezes, nada mais, nada menos

  Não lavar os dentes tem consequencias, mas lavá-los mais do que três vezes diariamente também tem. Deve-se lavar até três vezes, sendo que antes de dormir é a mais importante de todas. Nesta devemos dedicar algum tempo extra, porque durante a noite a temperatura da nossa boca aumenta - o que facilita a proliferação das bactérias - e a saliva - que por norma regula a ação das bactérias - é produzida em menor quantidade.

 

 

Alimentação equilibrada e regular

  Pratica uma alimentação equilibrada e regular. Sempre que fizeres lanche fora de horas, opta por frutas e vegetais. Já alimentos ácidos ou com açúcar devem ser reduzidos.

 

  Quando optares por comer alimentos açucarados fá-lo após uma refeição principal, porque houve maior produção de saliva, que vai neutraliza a ação dos ácidos produzidos. No final, bebe um copo de água porque vai aumentar a saliva e remover alguns restos de alimentos. Também o deves fazer quando ingeres alimentos pegajosos.

 

  Existem alguns alimentos protetores como o milho, castanha de caju, amendoim, nozes e coco ralado, que formam uma barreira protetora entre os dentes e as bactérias. E também alimentos capazes de limpar os dentes durante a mastigação, por exemplo, maçã, pêra, cenoura, milho, frutas em geral, legumes e verduras cruas.

 

 

 

  São coisas simples e fácil de alterar na nossa rotina e que ajudam bastante a ter um sorriso mais branco e brilhante. Conta-me se houve alguma coisa que realmente ficasses surpreendida. Até ao próximo artigo,

 

Cláudia.

Segue-nos