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Chocolate &Pimenta

Um blog cativante, animado e com tudo o que uma jovem mulher gosta. Beleza. Moda. Cosméticos. Viajens. Vida Suadável. Receitas. Livros. Decoração. Inspiração. E passatempos com produtos de grandes marcas.

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Fontes de aminoácidos essencias - Fontes de proteína vegetal e animal

Cada vez mais pessoas optam por uma alimentação vegetariana ou vegan e uma das principais preocupações é quais os alimentos que podem nos fornecer a proteína que precisamos e normalmente ingerimos através de produtos de origem animal. Neste post vamos abordar exatamente isso, no entanto é algo importante para todos os que querem ter uma alimentação saudável, não só para os vegetariano.

 

 

Aminoácidos essenciais

Em primeiro lugar todas as proteínas são formadas por aminoácidos. Segundo existem mais de 20 aminoácidos diferentes mas a maioria pode ser sintetizada pelo organismo humano.

 

São apenas 8 os aminoácidos que o nosso corpo não consegue criar e por isso precisa de os ingerir, são eles a fenilalanina, isoleucina, leucina, lisina, metionina, treonina, triptofano e valina. Mas existem outros como a arginina que já essenciais para adultos jovens mas são dispensáveis para a maioria dos adultos, e também como a histidina que é indispensável para as crianças mas não para adultos.

 

Vamos abordar aqui as fontes de cada um destes aminoácidos por ordem decrescente de quantidade desse aminoácido por 100g. E para terem noção que por vezes as fontes vegetais têm maior quantidade que as animais decidimos deixar as fontes animais na lista.

 

Vale a pena lembrar que as fontes animais (principalmente as carnes vermelhas) contêm uma elevada dose de gordura associada.

 

ARGININA:

Noz, soja, feijão-frade, feijão, grão-de-bico, bacalhau, vitela, vaca, porco, carneiro, carapau, sardinha, pescada, ovo, arroz, centeio, milho, couve verde, batata.

 

FENILALANINA:

Soja, feijão-frade, bacalhau seco, feijão, vitela, vaca, porco, grão-de-bico, carneiro, ovo, carapau, pescada, milho, trigo, arroz, centeio, couve verde, batata.

 

HISTIDINA:

Fruta e raízes de vegetais (abacate é uma boa fonte).

 

ISOLEUCINA:

Feijão-frade, soja, grão-de-bico, feijão, bacalhau seco, pescada, vaca, porco, vitela, sardinha, carneiro, ovo, milho, trigo, centeio, arroz, couve verde, batata.

 

LEUCINA:

Bacalhau seco, soja, carneiro, porco, vaca, vitela, carapau, pescada, sardinha, feijão-frade, feijão, milho, grão-de-bico, ovo, centeio, trigo, arroz, couve verde, batata.

 

LISINA:

Bacalhau seco, soja, sardinha, vitela, porco, vaca, carapau, carneiro, pescada, feijão-frade, feijão, grão-de-bico, ovo, centeio, trigo, milho, arroz, couve verde, batata.

 

METIONINA:

Carne de vaca, bacalhau seco, sardinha, soja, carapau, feijão-frade, feijão, carneiro, porco, grão-de-bico, vitela, pescada, ovo, milho, centeio, trigo, arroz, couve verde, batata.

 

TREONINA:

Soja, bacalhau seco, feijão, feijão-frade, grão-de-bico, sardinha, carneiro, porco, vaca, vitela, carapau, pescada, ovo, centeio, arroz, batata, couve verde.

 

TRIPTOFANO:

Soja, bacalhau seco, sardinha, feijão, vaca, porco, grão-de-bico, ovo, feijão frade, vitela, carneiro, pescada, carapau, trigo, centeio, arroz, milho, couve verde, batata.

 

VALINA:

Soja, bacalhau seco, feijão-frade, feijão branco, feijão encarnado, vaca, grão-de-bico, sardinha, carne de porco, carneiro, carapau, vitela, pescada, ovo, milho, centeio, trigo, arroz, couve verde, batata.

 

 

Há muitas mais fontes de proteína e aminoácidos mas muitas vezes, ingerir muita proteína não quer dizer que se esteja a ingerir as proteínas/aminoácidos que de facto precisamos. É importante variar a nossa alimentação para termos as doses certas do que realmente precisamos.

 

Se fores homem não exageres na ingestão de soja pois contém uma substância semelhante ao estrogênio (hormona predominante nas mulheres) que pode diminuir a tua quantidade de testosterona (hormona responsável pelas características masculinas).

 

Custumam escolher a proteína animal ou vegetal? Já alguma vez tentaram ser vegetariano? Deixem a vossa opinião sobre o assunto nos comentários.

Cláudia.

 

As informações deste post são baseadas no livro Segredos da Nutrição de Maria José Aragão.

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Bom fim-de-semana!

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Dieta dos Sumos Detox

 Já ouviram falar dos Sumos Detox ou Dieta de Sumos Detox?!

 

Já deve ter ouvido falar, devido à popularidade que tem vindo a aumentar, por causa de alguns famosos que falam sobre estes sumos/dieta no que diz respeito aos seus benefícios. E, por isso, hoje vamos falar-vos sobre as suas vantagens e desvantagens.

 
É importante frisar que antes de começarem qualquer dieta devem consultar o vosso médico.
 

O termo detox significa desintoxicação, ou seja, tem como principal objetivo desintoxicar o corpo livrando o organismo de substâncias que podem ser prejudiciais.

Esta dieta baseia-se em sumos que são à base de frutas; vegetais; água e chá, ajuda no funcionamento dos rins e fígado e, por isso, ajuda na eliminação de toxinas acumuladas no organismo.
É, essencialmente, recomendada para eliminar as toxinas adquiridas durante períodos de festas e eventos, onde são ingeridas mais calorias. Também é utilizada para quem quer perder peso, devido às suas proteínas, mas não se esqueça que, para quem quer perder peso, deve comer de tudo com moderação e fazer exercício físico, estes sumos só ajudam na desintoxicação, pois também têm as suas desvantagens.

(Pode encontrar mais informações sobre exercício físico, alimentação e perda de peso aqui.)

 

A dieta detox pode não trazer todos os benefícios que esperas, depende do tipo de dieta que estas a fazer, e é importante o acompanhamento médico ou de um nutricionista. Não podes ser desleixada no que diz respeito às mudanças alimentares.
Uma das vantagens destes sumos é serem à base de frutas e vegetais, principalmente para aqueles que acham difícil ingerir estes tipos de alimentos durante o dia, mas não traz apenas benefícios, pois, beber fruta ou legumes não é a mesma coisa que comer, uma vez que o número de calorias e de glicose aumenta pela quebra de ligações químicas motivada pela trituração.

 

Neste tipo de dieta, o segredo é equilibrar os sumos com uma alimentação saudável, não restringindo o consumo de nutrientes que pode levar a problemas no sistema imunitário. Pois, se conjugares com uma alimentação saudável e equilibrada, estes sumos podem ser uma vantagem, porém beber estes sumos de frutas e vegetais não significa que possas passar o resto do dia a cometer excessos, em vez de seguires uma dieta equilibrada, e, por outro lado, estes sumos não devem de forma alguma substituir uma refeição, mesmo que o objetivo seja perder peso.
Para além, de motivar a perda de peso, o objetivo desta dieta é a adoção de hábitos alimentares mais saudáveis, que no futuro poderão ter efeitos a nível do emagrecimento, de uma forma gradual, permitindo não recuperar facilmente o peso perdido.


Algumas dietas detox implicam o jejum prolongado ou ingerir apenas líquidos, outras permitem a ingestão de frutas e vegetais. Caso esta dieta seja demasiado restrita, os perigos para a saúde não compensam de todo as possíveis vantagens que a desintoxicação possa ter.

 

Lembre-se que o ser humano requer uma dieta variada para que se mantenha saudável, e restringir o consumo alimentar a frutas e vegetais pode prejudicar o seu equilíbrio e consequentemente a sua saúde, por isso, mais uma vez, deves consultar um médico ou nutricionista para a aconselhar.

Mais alimentos que desintoxicam aqui.

 

 

Deixem a vossa opinião nos comentários.
Helena.

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Compota de morango diet - Muito simples e só 2 ingredientes

Hoje vou dar-vos a receita mais fácil de sempre para a compota e o melhor de tudo é que sabe a morango e não a açúcar como as que se compram e é mesmo muito saudável.

 

Igredientes:

Morangos e sementes de chia

 

 
 
 
 
 
 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Preparação:

1) Lava e corta os morangos.

2) Rela-os.

3) Mistura com bastantes sementes de chia.

 

Está pronta!

 

Guarda no frigorífico.

Como as sementes de chia têm a capacidade de conservar os morangos por um bom período de tempo esta receita não precisa de açúcar. Se quiserem que fique mais doce podem adicionar um adoçante alternativo como o mel ou a stevia.

 

O que torna esta compota tão saudável:

(Descobre os benefícios das substâncias abaixo aqui.)
  • As sementes de chia são ricas em ómega-3, fibra, cálcio, ferro, magnésio, potássio, manganês, zinco, cobre, vitamina C, vitamina A, vitaminas do complexo B, antioxidantes e proteína.
  • Os morangos fazem parte dos alimentos que devem comer sem remoros.
  • Os morangos são ricos em vitamina C, vitamina A, vitaminas do complexo B, fósforo, potássio, sódio, cálcio, ferro, antioxidantes entre outras substâncias.

 

Beijinhos,

   Cláudia.

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Bom fim-de-semana.

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Cabelo - Cuidados Básicos

Olá meninas.

 

Com a chegada do sol, temos de ter mais cuidados redobrados, principalmente com o cabelo. Hoje vamos dar-vos algumas dicas para cuidarem do vosso cabelo.

 Cuidados Básicos:

  • Não tomes banho com água quente, porque resseca e deixa o couro cabeludo saturado. O ideal é usar água norma.

 

  • Para evitares a quebra, aplica um Champô Reconstrução e Força e Condicionador Reconstrução e Força, e enxagua.

 

  • Para as pontas aplica um produto de proteção capilar, como um Sérum Reparador e aplique de 2 a 4 gotas para selar as pontas duplas e proteger os fios.

 

  • Aplica um creme para pentear ainda com o cabelo húmido ou um spray, pois o cabelo molhado é mais delicado.

 

  • Não tentes desembaraçar o cabelo forçando com a escova, usa um pente com dentes largos para desembaraçá-lo quando estiver molhado e uma escova vazada para remover fios entrelaçados com o cabelo seco.

 

  • Não seques o cabelo esfregando-o numa toalha assim que saíres do banho, isso pode danificá-lo. Pressiona-o suavemente entre duas toalhas para remover a humidade. Secar o cabelo com força só vai causar mais danos.

 

  • Não uses o secador todos os dias, deixa que o cabelo descanse pelo menos uma vez por semana, pois o uso diário do secador pode prejudicar sua hidratação natural.

 

  • No verão, o boné e chapéu protegem os fios do sol, mas devem ser usados com cautela, porque abafam o couro cabeludo.

 

Dica:
Higieniza as escovas e pentes uma vez por mês. Deixa-os de molho em água quente por 15 minutos, lava com sabonete líquido neutro e põe para secar ao sol.
 

Para mais sugestões de uma proteção capilar, aqui, na rúbrica Amando o Sol.

 

Até ao próximo post, Helena.

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Calorias (nome): 1.a) as calorias são pequenas criaturas malvadas que vivem dentro do teu armário e que durante a noite põem a tua roupa um bocadinho mais pequena enquanto dormes.


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